domingo, 30 de dezembro de 2018

Madame Bovary - Gustave Faubert



“Gustave Flaubert (1821-1880) foi escritor francês. Escreveu o romance "Madame Bovary" que o levou aos tribunais. Foi acusado de ofensa a moral e a religião. Foi absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena e condenado pelos puritanos, pelo tema adultério, pela crítica ao clero e à burguesia. É um dos representantes mais importantes do realismo francês.  ....Em 1856, o romance começa a ser publicado na Revue de Paris, com alguns cortes, em vista da austeridade dos costumes da época.... Em janeiro de 1857, senta-se no banco dos réus ao lado de Laurente Pichat, o editor da revista. Oito dias depois, o autor é absolvido e o livro, publicado em edição completa e se esgota rapidamente.
Romance é muito denso no qual há um embate entre a religião católica, misticismo e a ciência, bem como, não acreditar em Deus, o progresso, a política, o consumismo, o questionamento do amor materno, do casamento, adultério, a o suicídio, a vida etc. A ideia de Voltaire está no enredo.
Em todas estas questões começam e terminam em Emma uma mulher educada no convento, que lia, redigia e que tinha muitos sonhos e que se viu presa a um casamento insatisfatório, medíocre....
O romance é um primor clássico.


Encontrada até quinta - Catherine Bybee - Livro 7



Afinal o último livro da série noivas da semana: livro 7. A série termina bem movimentada como bastante guinadas empolgantes.
Gaby é irmã de Valentino dono de resort de uma ilha. Ela já foi casada e tem muito medo de casamento e de se relacionar com homens novamente. Por incrível que pareça, ela se casará para ser uma esposa temporária por um contrato milionário com Hunter. Os dois têm muito segredos e se surpreenderam com as revelações de ambos.
Uau! Excelente romance!



Seduzida até domingo - Catherine Bybee - Livro 6



Na série noivas, este é o sexto livro. Meg é formada em Administração e trabalha na Agência  de Matrimônio e seus pais são aqueles anticonvencionais em relação às regras da sociedade. Ela conhecerá o resort com o astro de cinema com vistas a conhecer o local para saber se ele e seguro, belo e passa pelos rigorosos clientes em confidencialidade. Nesta ilha conhecerá o dono o italiano Valentino e sua família que são bastante diferentes e tradicionais.
A autora irá colocar muitos ingredientes no enredo que irá se desdobrar em muitas emoções.
Excelente romance!



sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

O coração é um caçador Solitário - Carson Mccullers


A autora me surpreendeu com seu enredo rico e com ingredientes tão intensos: solidão, racismo, pobreza, história dos EUA nos anos de 1930, questões políticas, marxismo, fascismo, nazismo.... uau!!!!
Leitura impressionante.


Noiva até Sexta - Catherine Bybee - Livro 3



Given Harrison é uma inglesa jovem com família nobre e que nos EUA irá se aventurar e conhecerá o durão Neil ex- fuzileiro naval.
Nossa!
Tantas coisas irão acontecer que o leitor ficará torcendo os dedos de tanta emoção.
Muita adrenalina!



Solteiraa até Sábado - Catherine Bybee Livro 4



Casamento arranjado e temporário com um astro de cinema. Está tudo indo certo até Karen a esposa feliz ficar apaixonada pelo cunhado lindo.
Bom romance!

Esposa até Segunda - Catherine Bybee - Livro 2


Carter é candidato a Governador de Califórnia e precisa de casamento para se estabilizar nas pesquisas e a escolhida é Eliza Havens, uma mulher decidida e franca.
A combustão do casal será uma constante no enredo eletrizante.
Excelente romance!



Csada até Quarta - Catherine Bybee - Livro 1


O enredo da série Noivas, como se chama, dá a dica da necessidade casar e as questões do matrimônio por necessidade, por paixão. O interessante que o romance é leve e do estilo vira páginas.
Blake Harrison precisa de uma noiva com rapidez para receber a herança de seu pai que estipulou o casamento para receber o título de conde e muito patrimônio. A escolhida é Samantha e depois do casamento?
Muitos desdobramentos que faz o leitor ficar envolvido.
Maravilhoso romance!



Conquistada até Terça - Catherine Bybee



O romance do livro 5 foi o que me fez iniciar a série Noivas da semana. São 7 livros. O 5 foi que me fez comprar os demais e começar a ler a série.
Neste enredo Judy Gardner é irmã de um astro de cinema e terminou a faculdade de Arquitetura e começa a trabalhar como estagiária. Ela terá uma aproximação com Rick um guarda-costas de perder o fôlego.
A autora faz  incríveis roteiros.
Ótimo romance!



sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Todas As Cores do Céu - Amika Trasi


O livro é bem emblemático, eis que traça assuntos difíceis as castas, a prostituição de mulheres e meninas, tráfico humano no qual tem como fio o paralelismo entre duas meninas que se encontram e foram crescendo e as vidas completamente diferentes por causa de segregação de classes (Tara e Mukta).
Fiquei envolvida com a trama e necessária  denúncia em relação à prostituição e o tráfico de mulheres na Índia.
Livro de reflexão.

O construtor de pontes -Markus Zusak


Resenha

O livro é uma ficção em que o condutor narrativo é um irmão de uma família de cinco irmãos, o pai e mãe, bem como, os animais de estimação e demais reminiscências.
O livro com grandes rupturas entre várias fases: atual e diversos momentos do passado não fez com que me envolve-se com a história.
Particularmente, li me arrastando.


domingo, 9 de dezembro de 2018

Os Segredos Dos Olhos de Clare - Carol Townend


Resenha


Clara tem um passado muito difícil, mas o que chamará atenção de Sir Arthur Ferrer são olhos de cores diferentes  e semelhantes ao Conde de Fontaine.  Será Clare uma filha ilegítima do Conde?
Sir Arthur terá a tarefa de levá-la até ao Condado do Conde para que ele reconheça ou não a filha.
Na viagem de ida Clare e Arthur começaram a conhecer um poucos dos segredos que existem  na vida de ambos.
Este romance é bem interessante.


Dez Formas de fazer um coração se derreter - Sarah Maclean


Resenha


Romance de época. Isabel é filha de conde perdulário, que até apostou a filha em jogos. Ela administra a casa, com ajuda de outras mulheres ( o lar se chama Minerva) e ainda tem a tarefa de educar o irmão de 10 anos (conde, eis que o pai faleceu recentemente e a mãe há mais tempo).
As dívidas são muitas e equacionar tantas preocupações não é fácil para uma jovem de 24 anos.  Ela vive no interior da Inglaterra.
 em Londres um charmoso solteiro é disputado pelas mulheres como um bom partido: lindo e possuidor de muito dinheiro.
Lorde Nicholas para ajudar a um amigo irá a cidade onde mora Isabel.
O encontro deles resultará em muitas
Romance agradabilíssimo.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Escândalo de cetim - As modistas 2 - Loretta Chase



Resenha

Os livros de época são divertidos e leves. Servem para uma leitura agradável. A autora sabe fazer uma boa receita de enredo.
A protagonista Sophia Noirot,  uma modista e dona de um ateliê (com suas duas irmãs), em Londres.
Ela é tinhosa, arguta, e com muita graça tem uma outra façanha interpretar "tipos" para ajudar, principalmente, as vendas da loja.
Ela se apaixonará pelo Conde Longmore e ficarão mais próximos para ajudar a Clara irmã mais nova do Conde, que caiu numa armadilha de um homem falido e sem escrúpulos.
Romance perfeito.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Onze leis a cumprir na hora de seduzir - Sarah Maclean



Mais um romance delicioso para ler que traz a autora para o público.
 Numa sociedade em que a reputação, o valor que se dá ao outro, é incontestável. O título de nobre, os filhos legítimos, a aparências são tudo.
Neste clima, surge uma Juliana Fiori, de vinte anos, italiana, órfã de pai, que foi recebida pelos meios-irmãos gêmeos por parte da mãe na Inglaterra. A mãe de Juliana tinha deixado o marquês e os filhos gêmeos e deixou também um mercador e a filha na Itália.
Juliana era alvo de maledicências e se apaixona por um conde Leighton , que só pensa na sua reputação e condição na sociedade.
Daí será a trama concentrada entre os valores tradicionais e o amor.
Ótima diversão.


terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Vox - Christina Dalcher



O enredo uma distopia, traz os EUA mudando sua política para uma direita ultrarradical, no qual, as mulheres deixaram de trabalhar, estudam apenas o necessário para se desenvolver com as atividades domesticas. Neste mundo, a mulher somente pode falar 100 palavras,  monitorada por uma pulseira. A trama é quando você tem direito e o perde.
Mas, sabemos que grande parte da parcela mundial não tem direitos e vivem sem liberdade de expressão, escola, alimentos, lar, saneamento básico, assistência médica....
Enfim, o livro chega a ser um enredo até risível, pela realidade brutal em que vivemos.


Para depois que eu parti - Heather McManarny



A morte faz parte da vida, mas deixa sequelas e tristeza para aqueles que ficam....
Aqui, se trate uma mãe jovem, casada, com uma filha de quatro anos e que tem câncer terminal.
Heather tem que se adaptar a este fim prematuro e vive cada minuto, sorvendo o máximo das coisas boas, sensações, emoções, para enfrentar a montanha russa da doença.
É forte, sensível e mostra como a vida é tão efêmera e que devemos aproveitar cada segundo.


Ligeiramente Pecaminosos - Mary Balogh



Os romances de época são envolventes, leves, divertidos, por fim: uma leitura prazerosa.
Neste enredo um lorde Alleyne é ferido e sua família acredita na sua morte. Ele acorda em um bordel, sem memória ou qualquer identificação, e a trama se desenrola de forma bem criativa.
Excelente romance para se deliciar e se divertir.


quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Crime e Castigo - Dotoiésvski



O livro Crime é Castigo foi publicado em 1866 e a leitura é atual, ou melhor, imortal.
 O autor é brilhante. Os que estudam ou operadores do Direito irão gostar muito. Eu amei.
O protagonista RasKólhnikov, jovem, que largou a Faculdade de Direito e enfrenta vários problemas financeiros. Ele tem uma tese de que haveria licitude em praticar certos atos, desde que trouxesse benefícios a muitas pessoas  e com isto irá praticar um crime.
Neste romance teremos a visão do direito, a questão moral, psicológica, questão da culpa e o cárcere.
Um livro imperdível.


quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O campeão de LadyIsobel - Carol Townend


Resenha


Primeiro livro que leio da autora. Mas, logo que li que autora era formada em História amava a era medieval e castelos, tinha certeza que iria gostar do livro.
A leitura é fluida e um enredo bom.
Os pais de Isobel (11 anos) e Lucien (15 anos) marcam um compromisso  de casar seus filhos no futuro.  Isobel é entregue a um Convento para ter uma educação esmerada para uma esposa.
Ocorre, que Lucien só irá desposá-la nove anos depois.
 Que noivado longo?
Lucien é conde e ganhou vários torneios: um verdadeiro campeão e lindo.
O motivo de tanta espera será desvendado na narrativa deliciosa.
Excelente romance.



domingo, 25 de novembro de 2018

Perigo para Inglês - Sarah Maclean


Resenha


A autora tem bagagem de conhecimentos formada em História e Antropologia para elaborar uma excelente trama. A protagonista é uma mulher forte e decidida chamada Seraphina Talbolt. Ela "embosca" o Duque de Haven para se casar. Este plano era alcançar o amor verdadeiro que os dois nutriam. Mas, os fins não justificam os meios. Portanto, a decisão do casamento será uma barreira de ódio, castigos e desaparecimento de Seraphina.
Seraphina volta a Londres para apresentar seu pedido de divórcio no Parlamento. E aí?
Reaviva as chama de ódio e paixão em que o leitor será envolvimento nesta narrativa de bom tom.
Excelente romance.


sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Mais Lindo que a Lua - Julia Quinn


Resenha


Julian Quinn é autora de romance de época. E ela sabe fazer bem seus romances. Neste enredo, Robert Kemble, conde de Macclesfield, fica apaixonado ao ver Victória Lyndon, filha de um vigário. Um amor incendiário que marcou os dos demais na fase de adolescentes, mas os pais deles embarreiraram o romance. Uma pena!
Após sete anos, se encontram  e os mal-entendidos fizeram feridas nos dois e então, se faz a pergunta? Como se consertar um amor prometido sob a bela Lua?
Ótimo romance!



quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Codinome Lady V - Lorraine Heath


Resenha


Minerva Doger é uma mulher decidida, inteligente forte e, portanto, fora dos padrões da sociedade clássica de Londres. Entretanto, tem um dote invejoso que faz os pretendentes cortejá-las, com vistas ao prêmio.
Mas, ela quer ser amada.
Assim decidi que terá prazer num clube de encontros clandestinos usando uma máscara e terá muito prazer como Laydy V. O cavalheiro será o Duque de Ashebury.
As coisas se complicam quando o Duque está à beira da falência e precisa desposar Minerva.
Os passos a seguir são momentos bem envolventes.
Bom romance.


terça-feira, 20 de novembro de 2018

A noiva do Capitão - Tessa Dare


Resenha


Sabe aquele livro que você inicia e se encanta? Aconteceu comigo. Ri muito e fiquei cativada pela trama da autora Tessa Dare. Realmente é um livro leve, divertido e doce.
Um enredo criativo: Uma adolescente inglesa para evitar ser apresentada a corte e se casar inventa um noivado com um capitão escocês em batalha e envia uma torrente de cartas para um regimento militar. Depois, cria a morte do capitão em batalha e fica vivendo feliz em seu castelo escocês, herança de um familiar.
Ocorre, que um belo dia, o capitão Logan Mac Kenzie surge em "carne e osso" no seu castelo disposto a casar.
 Como?
Não é assombração.
Mas, o início de um excelente romance.


domingo, 18 de novembro de 2018

Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks


Resenha


Este romance é a poesia retratada pelo amor ao longo da vida. O autor Nicholas Sparks admite sentir um carinho especial por este livro. O ponto nodal é o amor, que renasce mesmo em momentos difíceis. O casal de adolescente Noah Calhoun e Allie Nelson apaixonou-se e se separam por quatorze anos, por motivo status superior  da família da moça. Depois, Allie, noiva,  reencontra-se com Noah e, ressurge nela a dúvida a:  deve ou não seguir os desejos do coração ou a convenção social.
A vida com seus obstáculos, com o transcurso do tempo, passa por muitas transformações, mas o amor ameniza e leva à esperança para o coração.
Lindo romance. É uma ode ao amor.


Uma estranha em casa - Shari Lapena


Resenha

O livro é um enredo bem costurado e fluido. A narrativa é célere e não sobra palavras. O tipo "vira páginas" até o desfecho. Sim, suspense, eletrizante e prende o leitor até o fim.
Imagine. O marido chega a casa e as luzes estão acesas, o início da janta preparada na cozinha, mas a esposa não está. Não encontra bilhetes e fica mais nervoso, quando encontra a bolsa e o celular da esposa.
Uau!
Um policial chega a casa e afirma que a doce esposa Karen sofreu um acidente de trânsito colidiu com o poste em local de má fama e está hospitalizada. O policial acredita que ela esteja envolvida em algo  ilícito.
O marido Tom acredita que ela pode contar o que aconteceu, somente, tem um, porém: Karen sofreu amnésia e não lembra do que aconteceu..
As coisas se complicam para ela e o leitor fica preso as páginas para saber até o desfecho.
Excelente livro de suspense.


sábado, 17 de novembro de 2018

Cidadã de segunda classe - Buchi Emecheta


Resenha


O livro me surpreendeu de forma muito favorável. A leitura não tem ruptura e não excessos de palavras é a medida certa. O tema Nigéria com sua cultura opressora em relação à mulher na década de 60 e a tentativa da protagonista de Adah de ir à Londres com os filhos para novas conquistas.
A reflexão da opressão da mulher, da vida de imigrante, ser negro, as dificuldades são constantes no livro.
A pergunta que proponho: como o ser humano se divide em classes, se ele é indivisível e de vida tão curta?
Excelente romance de Buchi Emecheta.



sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Nada - Carmen Laforet


Resenha


Andrea, órfã de pais, irá a Barcelona na casa de sua avó e seus tios para estudar Letras. Nesta casa, há choque do que idealizava  quando era criança e a realidade. Tudo parece mais fosco, frio, decadente, velhos, excêntricos. Existe uma carga de opressão incrível. Ela tenta sobreviver com tantos absurdos e vai conhecendo seus familiares, bem como, suas loucuras. Mas, seu coração arde para ter novos sonhos.
Livro denso.



quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A Menina da Montanha - Tara Westover



Resenha


O livro é autobiográfico. O pai fanático com uma visão maniqueísta e interpretando da sua forma a bíblia, afasta dos filhos a educação e ao tratamento médico. Nesta família, Tara somente foi registrada aos noves anos de idade. A mãe submissa, parteira e fazia tratamentos com ervas.
Tara cresceu fora do mundo, o mundo dela é a família, fora dos contatos sociais e sem educação formal, bem como, uma visão restrita do mundo. As coisas irão mudar, quando ela entra na Faculdade aos 17 anos, e começa a enxergar o mundo de outra forma. Mas, isto traz consequências em relação ao contato com os familiares e também internamente com as suas emoções.
O livro é uma grande reflexão da responsabilidade dos pais em formar os filhos com certa coerência, fora os fanatismos, as estratégias extremistas etc.
Tara mudou com a educação formal, mas teve quer pagar um preço alto.
Livro excelente!!!


domingo, 11 de novembro de 2018

Amor em Manhattan - Sarah Morgan


Resenha


Um romance com todos os ingredientes para fazer o maior sucesso. A Paige, quando criança e adolescente, teve problemas de saúde e operou o coração. Portanto, embora adulta e com saúde seja ainda protegida pelos familiares. Esta proteção a sufoca e fez sair da sua cidade do interior. Assim, morar com as duas amigas em uma cidade grande era particularmente agradável, além, de trabalharem juntas. Ocorre que são demitidas do trabalho. Paige abre sua empresa com as duas amigas e sofre revés na recente empresa e tem com o antigo amor platônico, Jake Romano - homem lindo, rico e cobiçado - uma sintonia química explosiva, após ele ter contratado a firma para um mega evento. O sucesso e a explosão de emoções são desenvolvidos neste enredo com primor.
Quantas emoções!
Livro para aqueles românticos, que desejam muito AMOR....


sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Barbarossa - Invasão da nazista pela Alemanha Nazista em 1941- Will Fowler



Resenha



O livro é um repositório das estratégias de Hitler em invadir a União Soviética.
 Stalin estava convicto que tal invasão não ocorreria por causa de um pacto celebrado entre os dois países.
Mas, Hitlher queria exterminar os russos do planeta e a operação Barbarossa é a grande estratégia de Hitler ficar com terras imensas....
As técnicas utilizadas por nazistas e a defesa dos russos são captadas no livro e com muitas fotos.
Excelente livro!



Stalingrado 1942 - Alexander Werth


Resenha


É um livro histórico, começando que o autor  esteve em Stalingrado, logo após a expulsão dos nazistas, e teve acesso com oficiais militares e, ainda vivo, os as estratégias e a situação de perigo do exército vermelho. A guerra em Stalingrado no período da segunda metade de agosto de 1942 até o início de fevereiro de 1943 teve momentos muito dramáticos em termos de defesa e ofensiva até a vitória dos russos.
 A situação ficou tão dramática que os nazistas estiveram nos bairros de Stalingrado. Um período somente de defesa de Stalingrado é captada pelo o autor até 19 de novembro de 1942. Outro destaque, a ofensiva russa ao norte e ao sul de Stalingrado, que levou ao cerco das forças alemãs na cidade.  A tentativa alemã fracassada de vir em auxílio de suas forças em Stalingrado. Por fim, a liquidação das unidades alemãs cercadas (janeiro de 1943)- p. 21
O livro é excelente na descrição dos fatos.
Boa leitura!



quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Existo, existo, existo Maggie O Farrel



Resenha


Maggie traz 17 momentos da sua vida que "tropeçou" com a morte. O viés não é trágico ou um drama. São fragmentos de lembranças, que dialogam com a autora.
Destacam-se para mim dois momentos: quando a autora na infância teve encefalite, que a deixou por um período longo para voltar a andar e o nascimento de uma das filhas portadora de eczema e multi-alergias.
São pontos de vista de alguém, quando enfrenta o perigo, os seus traumas e sua resistência em lutar para viver.



terça-feira, 6 de novembro de 2018

Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer - Val Emmich


Resenha



Joan, menina de 10 anos, ela é portadora de uma capacidade de memória extraordinária. A menina é sensível, inteligente, com muito conhecimento musical, sabe tocar violão e apaixonada por John Lennon. Seu pai é um musicista e sua mãe professora. A mãe é realista e o pai, pura intuição, no trabalho árduo de trabalhar e tentar viver da música.
Nesta família, chega Gavin, ator de seriado da televisão, que teve rompimento traumático com o seu amor: a morte de infarto fulminante de Sydney e  junto com Joan irão se entender e compreender melhor a vida e serem parceiros musicais.
O conceito de que a memória é relevante para conservar os entes queridos, os momentos alegres, por outro lado,  relembrar dói?
Vale a pena ter uma memória exacerbada, extremada...
O inverso, deixar de ter lembranças como a doença da avó de Joan, que faleceu portadora de Alzheimer. Doença que devasta o doente e seus familiares e que tocou muito Joan.
Enfim, todo enredo é interessante e soa uma linda música.


segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A noite das Bruxas - Agatha Christie



Resenha


Este livro é mais um romance policial da dama Agatha. Aliás, um dos últimos livros publicados pela autora. Esta narrativa traz vários elementos novos: uma festa de crianças e adolescentes a partir de 11 anos de Halloween. Muita diversão e alegria. E acontece algo espantoso: a morte de uma adolescente Joyce, 13 anos, que aparece na biblioteca assassinada. Que coisa!!! Ainda bem, que Hercule Poirot estará pronto para investigar este crime. O livro é bastante dinâmico e somente saberemos o que de fato ocorreu nas últimas páginas.
Portanto, vamos começar a ler...


sábado, 3 de novembro de 2018

Os Fornos de Hitler- Olga Lenyel


Resenha


Olga Lengyel de uma família bem estruturada, casada com médico, dois filhos e pais carinhos vivia tranquilamente até 1944. O marido dono de uma clínica médica importante, cirurgião renomado. Ela frequentou faculdade e é assistente do seu marido nas cirurgias. Vida perfeita até quando seu marido foi deportado para a Alemanha. Ela decidiu acompanhá-lo com os filhos e os pais. Esta decisão marcou gravemente esta família. Somente Olga sobreviveu para contar com precisão o que ocorria nos campos de Birkenau e de Auschtwitz.
Relato com minudências de detalhes sobre os horrores nos campos de extermínio o livro foi publicado 1946 na França. O livro Os fornos de Hitther é publicado no Brasil em 2018 pela editora Crítica.
Um livro imperdível para qualquer leitor, especialmente, para aqueles que gostam de se aventurar em fatos reais sobre a 2ª Guerra.


segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A mulher do Nazista - Edith Hahn Beer


Resenha

Edith é judia e terminou a Faculdade de Direito na Áustria. Mas a Áustria tinha mudado com a anexação a Alemanha Nazista. Ela não pode fazer a sua prova de mestrado em 1938. Duas irmãs conseguiram sair da Áustria. Edith postergou tanto por amor ao Pepi, que foi levada ao campo de trabalho e agora, precisava lutar pela sobrevivência. Surge a possibilidade de ser outra pessoa Grete Denner, mas jovem sete anos, cristã e foge para Berlim. Lá ela encontrará um ariano Werner e casará com ele. Muitos sobressaltos e reviravoltas, mas o desejo de se manter viva prevalecerá.
Excelente livro autobiográfico.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Filhos de Nazistas - Tania Crasnianski



Resenha



O livro focaliza os criminosos que ajudaram Hitler na sua ideologia de expansão territorial, tirania e genocídio.
Aqui podemos conhecer as suas excentricidades e pouco da vida familiar destes criminosos.
Os filhos optaram por idolatria, negação ou ódio destes pais.
Livro excelente para conhecer mais a História da Alemanha Nazista.


segunda-feira, 22 de outubro de 2018

A amante do Oficial - Pam Jenoff


Resenha


Antes da 2ª Guerra, a vida Emma Bau estava perfeita: jovem casada, judia e com seus pais. Deflagrada a Guerra pela Alemanha Nazista com a Polônia, a sua vida muda completamente: seu marido vai para resistência, ela e seus pais vão para o gueto da Cracóvia. Nisto, ocorre uma reviravolta na sua vida, quando é resgatada pela resistência e troca de identidade. Aí toda sua vida mudará de forma radical.
Romance sem fôlego.


sábado, 20 de outubro de 2018

Nietzesche para estressados - Allan Percy



Resenha



O autor traz 99 pensamentos com interpretação atual. Traz ainda uma pequena biografia do filósofo.
Na interpretação dos pensamentos, o autor colige outros autores, principalmente, psicólogos.
As lições para pessoas estressadas são válidas.
Aprende-se um pouco mais do filósofo e dicas como melhorar a vida.



quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O cerco de Leningrado - Pierre Vallaud


Resenha


O livro é excelente para os historiadores e aqueles que gostam de conhecer a História.
Fiquei mais interessada em saber sobre o cerco de Leningrado após ler o Diário de Lena, que viveu e sofreu/perdeu entes queridos de fome até ser evacuada em 25 de maio de 1942.
O cerco dos nazistas durou no período até junho de 1941 até janeiro de 1944.
Mas, o período pior se concentra em junho de 1941 até 1942. Principalmente, as mortes de distrofia, ou seja, morrer de fome.
Aqui, nota-se como Stalin acreditava cegamente em um acordo de não agressão com a Alemanha de Hitler.
O pior que Stalin negligenciou os fatos que chegavam sobre a invasão nazista, enquanto Hitler entrava na Rússia para exterminar todos e ficar com víveres, bem como,  tudo que pudesse espoliar do país.
Os habitantes de Leningrado só tinha uma opção lutar para sobreviver.
O autor revela toda trama no teatro da guerra e fanfarronices de dois ditadores implacáveis: Hither e Stalin à custa das mortes e o sofrimento de tantos.
Livro imperdível!



segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Era um Garoto. O soldado Brasileiro de Hither - Tarcísio Badaró


Resenha


O livro é bastante interessante. Um brasileiro Horst Brenke nascido no Paraná retorna aos 13 anos com seus pais alemães para Berlim/Alemanha em 1939. Lá viviam felizes até uma manhã de 1945, que Horst vai tentar comprar pão na padaria (agora, com 18 anos) e será levado pelos nazistas para  servir nas fileiras da Guerra. Ele fica por quatro meses e é preso pelos soviéticos. Tendo sido  levado a um campo de concentração de prisioneiros de guerra na Cidade de Vladimir. Lá, depois de trabalhar como desenhista técnico para obras, trabalha muito, adoece, e anota espaçadamente em um diário improvisado em alemão as suas agruras, dúvidas, raiva e tristeza. Conseguiu a sua liberdade depois de ano para o Brasil, no qual chega em 19 de outubro de 1946. Os seus pais alemães e sua irmã brasileira chegam ao Brasil em 2 de janeiro de 1948.
Eles se estabelecem em Minas Gerais.
Livro é baseado no diário de Horst e o autor jornalista completa a narração por meio de entrevistas e pesquisa de documentos.
Excelente livro.


domingo, 14 de outubro de 2018

Primeiro mataram meu pai - Loung Ung



Resenha


Este livro é a história Loung Ung e sua família no período pelo qual o governo comunista comandado por Pol Pot agiu de forma tirânica sobre a população marcada por trabalhos forçados, torturas e execuções. Estima-se na nota da autora que 1/4 da população morreram, por fome, execuções, trabalhos forçados e execuções.
Loung Ung de classe média, composta por seu pai (funcionário do Governo), mãe e sete irmãos ( 3 meninos e 4 meninas - incluindo Loung).
Com o domínio comunista tiveram que fugir da cidade de forma clandestina como camponeses para o interior. No entanto, seu pai é descoberto e morto, bem como sua mãe. Uma irmã Kevia é morre em Hospital sem recursos - extenuada por doença. Loung, uma criança mimada aos cinco anos, terá a sua vida mudada, marcada, como trabalhadora e menina-soldado.
Loung Ung e seu irmão mais velho e esposa, após estarem em campo de refugiados na Tailândia irão morar nos EUA em 1980. A questão de refugiado é assunto tratado no livro, como ponte de sonho, mas verifica-se que a realidade em contrária a uma visão romanceada.
O livro é uma luta de sobrevivência contra tantas intempéries que forjam de forma indelével um ser humano com vários traumas e pesadelos.

PS. Em pesquisa dá a entender o porquê dos deslocamentos de tantas pessoas para as fazendas e trabalhos forçados que autora no livro narra:
Houve esvaziamento das cidades, migração da população para fazendas coletivas, onde era submetida a um regime de trabalho forçado. Além disso, houve o fechamento de hospitais, escolas, bibliotecas e monastérios, entre outros, bem como foram abolidos a propriedade privada, os salários e foi iniciada uma intensa perseguição contra minorias étnicas e grupos intelectualizados da sociedade. Abolição da religião, os budistas foram perseguidos.
"Monastérios budistas foram fechados pelo governo, seus monges foram presos e milhares desses religiosos foram mortos". site https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/genocidio-cambojano.htm


O Farol e a Libélula - Jean E. Pendziwol



Resenha


Comprei este livro pelo site e não tinha qualquer dado sobre ele, mas me encantei com a capa.
Estava até com vontade de presentear este livro a uma amiga. No entanto, lá estava eu encantada com a capa e resolvi a ler.
 Surpresa!
 Paixão a primeira vista!
O livro é bem estruturado, a autora explora a fauna, a flora, o mar, ilhas do Canadá. A impressão que você fica ambientado no lugar. Elizabeth é uma mulher que vive no lar de idosos e terá a oportunidade de conhecer uma adolescente neste lar, porque está cumprindo medidas de restauração educativa por ter grafitado a parede da instituição e flagrada por policiais.
Morgan é órfã, vive em lares temporários, tem temperamento agressivo e começa a ler os diários do pai de Elizabeth, ela está cega, que era faroleiro e vivia com a família numa ilha isolada.
Existem na vida destas duas,  laços fortes não só emocionais, como descobertas sobre o passado de Elizabeth e Morgan (adolescente e idosa – começo e fim)
O livro é imperdível!

sábado, 13 de outubro de 2018

Memórias de minhas putas tristes - Gabriel Garcia Marques



Resenha


O célebre autor é mordaz neste  romance sobre a velhice e o amor. Um homem chega aos noventa anos, sem se casar, sem amigos, que abandonou a noiva, que evitou amar. Mas, começa a ter o desejo de um prazer libidinoso. Esta tentativa é abraçada à contemplação, ao sofrimento do amor e ao renascimento da alegria e da vida.
Ah! o milagre do amor.


Amar a leitura! Que tal participar de sorteio de livro? Participe! No instagram @betebooks!


Oba!
Ganhar um livro num sorteio?
Aonde?
No @betebooks   Instagram
Seguindo.....

Participem!!!!!


O desaparecimento de Stphanie Mailer - Joël Dicker



Resenha


O livro é uma edição para o grupo de assinantes intrínsecos. O autor é um jovem suíço e ação se passa em uma cidade fictícia perto de Nova York.
Em 30 de julho de 1994 na estreia do primeiro festival de teatro ocorreram 4 assassinatos.
Quais foram as vítimas?
O prefeito, a mulher, o filho de dez anos e uma mulher que se exercitava perto da residência do prefeito.
Os investigadores designados foram Jesse e Derek. No entanto, a vida deles teria um desfecho muito grande, após a conclusão desta investigação.
O culpado foi encontrado.
Mas, 20 anos depois há uma dúvida apresentada pela jornalista Stephanie Mailer ao capitão Jesse. O culpado seria outra pessoa? Mas quem? O porquê? O pior Stephanie Mailer desaparece e posteriormente é encontrada morta.
Uau!
Nova investigação em curso para Jesse, Derek e Anna e muitas reviravoltas.
O livro longo passa veloz com tantos acontecimentos.
E o leitor?
Agradece o excelente romance.


quinta-feira, 11 de outubro de 2018

A abadia de Northander - Jane Austen



Resenha


Um romance é do século dezenove ambientado na Inglaterra. O romance terminou em 1803 e publicado em 1816.
A autora Jane Austen consegue em seus romances criar uma narrativa que envolve os leitores nas situações tão longínquas no tempo, mas tão presente. Os temas são eternos: o amor, a desigualdade social, a preocupação com a família.
 A importância da dança de salão para apresentação das mulheres solteiras e jovens...
O livro não há sequer um beijo, mas não precisa para mexex na alma.
A autora sempre escolhe uma mulher jovem com caráter e bom coração para ser protagonista e, aqui, temos Catherine.
Ela vem de uma família de boa estrutura moral, de amor e ao todo são 10 irmãos, mas distante em relação à riqueza materiais.
E neste contexto que ela se apaixonará por um homem rico e de bom coração, mas que tem um pai que valoriza o status. E agora? Catherine será rejeitada e ficará infeliz?
Vamos à leitura deste ótimo romance


quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Vivendo, amando e apredendo - Leo Buscaglia


Resenha


Um curso ministrado numa Faculdade, na qual a disciplina é amor o que você acha?
É um livro que faz bem ao leitor e dá uma perspectiva otimista em relação à vida.
O amor é um aprendizado.
Você sabe amar?
"O amor é a vida em todos os seus aspectos. E, se você deixa de ter amor, deixa de ter vida. Por favor, Não faça isso." pag. 216.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Kafka para sobrecarregados - Allan Percy


Resenha


O autor compilou 99 pensamentos de Kafka e, em cada, faz uma análise contemporânea. O livro é leve e as ideias repousantes.
Há uma pequena biografia de Kafka e me espantou a quantidade de informações sobre o autor do Processo e de Metamorfose.
Livro para elevar a autoestima.