O Bom Doutor
de Varsóvia
Elisabeth Gifford
Ano 2022
Que livro mais emocionante, uma vida inteira de um médico cuidando das crianças, com vistas a uma vida melhor é consequente um mundo melhor.
Quem lê livros sobre o nazismo, passamos a conhecer o médico cruel Mengele, que fazia experimentos médicos brutais com judeus e escolhiam quem iria para a morrer ( inspeção de saúde). Exterminar, crianças, mulheres idosas, grávidas, idosos, doentes...
Jamusz Korczak, pseudônimo de Henryk Gosdszmit, médico, pediatra, pedagogo, escritor e antes, da invasão nazista da Polônia, era narrador de rádio e responsável por orfanato Polonês, mas foi destituído por ser judeu. Portanto, tinha um orfanato no Gueto de Varsóvia e fazia de tudo pelas crianças. Quando as crianças foram levadas para o campo de extermínio , estava o médico bondoso a frente dos pequenos até o trem da morte. A cena dele com as crianças caminhando pelo Gueto foi visto pelos moradores judeus angustiados e sem esperança, que choravam com a cena desoladora. O Diário de Mary Berg, os Filhos de Irena contam sobre a capacidade de amor imensurável e seu trabalho árduo no gueto. Enfim, é um livro sobre o Amor, o sacrifício e resistência contra a Intolerância, a Selvageria dos Nazistas.
#resenha #obomdoutordevarsovia #ler
#elisabethgifford #betebooks
Nenhum comentário:
Postar um comentário