A Revolução de 1930
Rodrigo Trespach
Ano 2021
" Entender o passado e ter consciência dos fatos históricos que pariram nossa realidade é imprescindível para transformar o presente num futuro melhor." pg11.
Eu tinha muitas dúvidas sobre a Revolução de 1930 é a chegada do poder de Getúlio Vargas.
Tenho que tecer elogios sobre o livro que consegue de forma concisa o vasto material histórico como "algo vivo", pulsante, itinerante um trilho de encandeamentos de forma brilhante na escrita.
O primeiros 30 anos do 1900 foram relevantes no desenvolvimento econômico, industrial, construção de rodovias, interligações dos Estados, início de implementação de hábito de asseio, os ideais do positivismo, uma necessidade de remodelar cidades, de implantar medidas de evitar febre amarela, malária etc. A 1a Guerra de 1917/1919 gerou um desenvolvimento nas indústrias. O aumento de utilização de veículos motores, do uso do telefone, as aspirações de mudanças. Os Estados tinham presidentes, podiam contrair empréstimos diretamente do exterior, ter o quantitativo e armamento que aspiravam. De outro lado, o Presidente eleito Washington Luis, paulista, era soberbo, acreditava na sua inteligência e compreensão do Brasil somente pela sua ótica. O conchavo da República Café com Leite teria uma ruptura, eis que o próximo candidato não seria de Minas, mas novamente de São Paulo. A insatisfação e os bastidores não dão trégua, os leitores ficam sobressaltados, eis que parece um suspense real. Um passado que irá trazer consequências até um passado recente. Vale a pena a leitura do livro, com muito entusiasmo.
#resenha #revolucao30 #rodrigotrespach
#fatoshistoricos #betebooks
Nenhum comentário:
Postar um comentário