quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Todo dia a mesma noite - Boate Kiss - Daniela Arbex

Todo dia a mesma Noite
Daniela Arbex


Resenha


Eu acompanhei o incêndio da boate Kiss, na mídia, e até escrevi em meu blog sobre o evento.
No dia 27 de janeiro de 2013 aconteceu um incêndio na Boate Kiss, no Município de Santa Maria, Porto Alegre, no qual morreram 242 vítimas fatais e centenas  de feridos.
Neste evento, várias causas se destacaram para a ocorrência: ganância por dinheiro, omissão de autoridades... As vítimas jovens estavam ali para se divertir e quem deveria se preocupar com a segurança deles? O empresário da boate, o responsável pela liberação do local, não havia autorização de vários alvarás, mas funcionava... Reclamações de barulhos, mas funcionava.... Excesso de pessoas, mas funcionava.... O revestimento acústico colocado era de péssima qualidade. Com o incêndio, liberou o cianeto que mata em quatro a cinco minutos....
O gás cianeto foi usado nas câmaras de gás nazistas... página 165.
A ganância e a corrupção estão entrelaçadas, meu pensamento, exemplos no Rio de Janeiro com a queda do prédio (Palace II em 1998- O prédio tinha graves defeitos de estrutura e acabamento, o que motivou a interdição pela Defesa Civil. Apesar do risco, 30 moradores buscavam seus pertences quando aconteceu o desabamento. Oito pessoas morreram soterradas. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/vinte-anos-apos-a-queda-do-edificio-palace-2-moradores-ainda-lutam-para-receber-indenizacoes.ghtml) ou da queda da ciclovia na Barra ( 2015 - 2 mortos).
Quem sofre?
As vítimas, as famílias, os amigos...
Talvez, relatando o terror de cada pai e mãe, quem perdeu ser filho possa levar a reflexão e a empatia por justiça.
E continuam as “catástrofes” criminosas.
O livro é um alerta, mas o cidadão deve atuar, fiscalizar e cobrar as sanções destas iniquidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário