sábado, 29 de setembro de 2018

O Zoológico de Varsóvia - Diane Ackerman

O Zoológico de Varsóvia
Diane Ackeman



Resenha


Quando eu li diários de judeus na Polônia, fiquei imaginando se não houve resistência por parte dos poloneses em relação à invasão nazista.
Aqui, está à resposta no livro O Zoológico de Varsóvia, no qual narra a tomada da Polônia Pela Alemanha Nazista, a destruição dos animais do Zoológico - a vida antes e depois do diretor e sua esposa- que cuidavam e amavam os animais e após a Guerra o ex-diretor Jan entra na resistência e usa o Zoológico como depósito de armas, esconderijo de judeus, auxilia a fuga de cinco pessoas do gueto de judeus, enfim, eram poloneses cristãos que salvaram pessoas, ajudaram e mantiveram fiéis a solidariedade e o amor ao outrem, inobstante, a máquina mortífera, espoliante nazista.
Livro em homenagem à esperança humana.



A peste Albert Camus

A peste
Albert Camus

Resenha




Na cidade fictícia de Oran, "uma cidade comum" situada de uma prefeitura francesa na costa argelina, começa a surgir ratos mortos, depois dezenas, milhares deles por toda cidade.
Após, aparece uma doença com sintoma de febre, gânglios inchados, manchas e morre-se em quarenta oito horas. Os doentes começam aparecer em quantitativos cada vez maiores a ponto da cidade fechar as portas. A cidade fica isolada. O médico Rieux tem um trabalho árduo para manter o tratamento dos doentes, os hospitais vão surgindo em locais públicos, a assepsia.... Os cidadãos são prisioneiros da peste. Existem conflitos existenciais: castigo coletivo?, o questionamento da existência de Deus, da vida, da morte, do amor, da alegria, do suicídio, da loucura, da santidade, do espírito racional do médico Rieux - "no entanto quando se vê a miséria e a dor que ela traz  é preciso ser louco, cego ou covarde para se resignar à peste. A cidade passa vários meses fechada e há uma solidariedade forçada  pela doença. Quando, as estatísticas apresentam dados positivos, abre-se a cidade e comemora-se ao retorno da tranquilidade. A vida continua... Alegria retorna, mas vive em eterna ameaça.
Livro que não se pode deixar de ler e reler.



sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O silêncio das montanhas - Kaled Hosseini



O silêncio das montanhas
Kaled Hosseini

Resenha


Este romance de Khaled Hosseini é o mais complexo, com várias histórias, que se iniciam e se completam ao longo do romance. O romance inicia-se na cumplicidade de dois irmãos Abdullah e Pari (uma relação de maior carinho e respeito do irmão mais velho com sua irmã pequena) no Afeganistão. Eles serão separados, por várias décadas. Esta ruptura foi causada por egoísmo, falta de amor... Há personagens carentes, frívolos, egocêntricos, outros abnegados...
Novamente, temos a devastação das guerras nas cidades, o caos no Afeganistão, a situação de refugiados, neste enredo, temos acesso mais as doenças, suas ações no corpo dos indivíduos, a reflexão do  envelhecimento, a morte, enfim o ciclo da vida pela visão do autor, que saiu do Afeganistão, criança e cursou medicina nos EUA, onde mora.
O livro que mais gostei do autor foi A Cidade do Sol.



Aprender é Viver

Aprender é Viver
Elisabete Bastos


Resenha

O livro é otimista para aqueles que desejam um pouco de ar para enfrentar as intempéries diárias.

O livro foi reeditado e se encontra à venda no site da editora Autografia
http://www.autografia.com.br/loja/aprender-e-viver/detalhes

Foto da capa foi passada no site pcmix.
PS: A autora do livro a administra a o Blog Bete & Books



domingo, 16 de setembro de 2018

Sociedades Secretas Illuminati -Sérgio Pereira Couto



Resenha


O livro traz muita especulação, mas nada confirmado, portanto, chega-se a uma grande decepção.
Sociedades secretas que poderiam ser o estopim de revoluções, guerras....
O Iluminati tem como marco inicial em 1776, a vertente mais famosa, mas há registros de grupos entre os séculos XIII e XIV, a Irmandade de Espíriito Livre - contra às leis de ética e oposto aos princípios do iluminismo. A Igreja Católica declarou herético pelo Papa Clemente V, que também dissolveu os Templários no Concílio de Viena, realizado entre 1311 e 1312. Os alumbrados da Espanha; os rosa-cruzes, os martinistas....
O termo atual "Iluminados” vem da Bavieira, por volta de 1776, seu mentor Adam Weishaupt, um maçom de ascendência judia que recebeu educação católica tipicamente jesuíta.
O resto do livro é muita especulação e mais nada.



sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O Mundo Insone - Stefan Zweig


Resenha


O Mundo insone é um ensaio das emoções de alguém quando emerge o medo da guerra. Os dias são longos e a noite o destino fica à espreita. Não  há mais sossego e descanso. O horror se instalou na próxima geração haverá paz, mas com derramamento de sangue no passado.
O texto é forte foi publicado em 18 de agosto de 1914.


Discursos de Lincoln


Resenha

A Guerra de Secessão (Guerra Civil) foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De um lado ficaram os estados do Sul (Confederados) contra os estados do Norte (União).
Os estados do Sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do Norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito. Houve em torno de 600 mil mortes. A escravidão foi abolida, no entanto, não existiu programa para reinserção, os negros foram marginalizados.
Fonte https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_de_secessao.htm
O presidente Abraham Lincoln do Partido Republicano conduziu a Guerra Civil Norte-Americana; evitando a separação em dois blocos o país dos EUA.  Aboliu a escravidão, em 1 de Janeiro de 1863. Foi reeleito em 1864, no entanto, foi  assassinado por um ator simpático as causas do sul em 14/04/1865.
Após esta introdução, os discursos de Lincoln demonstram a preocupação da união dos Estados dos Federados, de que os cidadãos obedecessem às leis e com a abolição da escravatura. São poucas páginas que mostram a capacidade e inteligência de um homem.


quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola - Maya Angelou


Resenha


O livro é autobiografia do período entre três anos  até aos 15 anos da autora, quando foi mãe. A visão da infância e a carência de afeto  da distância dos pais separados.
Os irmãos, Marguerite e Bayley, que se sentem, em grande parte, um estorvo, órfãos de pais vivos.  A união entre eles. A inconstância de lar vive com a mãe do seu pai e tio Willie (Momma e Tio Stamps/Arkansas - possuía um Mercado. Não lhe faltava comida, mas AMOR. É vítima de abuso sexual (com oito anos) pelo padrasto Freeman...
As questões da sua insegurança, por se achar feia e seu irmão bonito mais parecido com os belos pais, a vivência da segregação racial, da discriminação racial, a paixão pela leitura. A autora narra o período da segregação racial dos EUA no início do século XX.
Aliás, sua narrativa é poética, sua visão de cada lembrança traça metáforas, cenários fortes, que mostram uma sensibilidade e, muitas vezes, tão vivaz e triste, que chegar a surpreender.
Neste período, irá se forjando uma pessoa forte e que  expressa de forma tão pungente.



Fuga do Campo 14 - Blaine Harden


Resenha


O livro é um campo de reflexão: nascer e viver em um campo de trabalhos forçados. A palavra amor não existe, pai, mãe o importante é trabalhar e purgar os pecados de seus familiares. Qual o pecado? Os irmãos do pai fugiram de um país sem liberdade, da fome, corrupção, que idolatra homem no poder, que deixa o povo sem enxerga à realidade...
O que gerou neste jovem?
"Eu era mais leal aos guardas do que a minha família" página 54
Shin trabalhou numa fazenda de porcos, por três anos, depois numa fábrica têxtil, lá perdeu parte do dedo por deixar uma máquina de costura cair e se quebrar...
A fome sempre o atormentou...
No campo delatou a sua mãe e irmão que foram mortos, só pensava na sobrevivência.
Conseguiu fugir do campo foi para China, depois Coreia do Sul, foi aos EUA, mas vive acorrentado no seu passado.
O seu primeiro aniversário comemorado com amigos foi com 26 anos na Coreia do Sul.
"Fugi fisicamente, não fugi psicologicamente. , às fls. 182."
O livro é o testemunho de que fazem governos totalitários lavagem no povo, sem direitos mínimos, sem direito a pensar, o Estado controla tudo até incutir trair seus pais, enganar, para sobreviver...
Vamos ler e ecoar as violações dos direitos humanos na Coreia do Norte.
Livro necessário.


terça-feira, 11 de setembro de 2018

Tartarugas até lá embaixo - John Green




Resenha


O autor John Green consegue um livro muito sensível e de grande autenticidade em tratar de transtorno mental de forma tão transparente. Aza e Daysy, duas grande e leais amigas, apesar do grave transtorno mental da primeira. Embora, Aza esteja em tratamento com medicamentos e terapia. Aza mora com a mãe professora e o pai morreu, quando era criança de doença cardiopata. Aza traz problemas de ansiedade, pensamentos compulsivos em relação às doenças, micróbios, mantém um ferimento no dedo e chega a tomar gel antisséptico para limpar a boca, a garganta...
As duas amigas conseguem ganhar dinheiro por ter pista sobre o desaparecimento de CEO de uma empresa, que está envolvido em corrupção.
O livro reflete sobre a ganância do dinheiro, o falso poder do homem, o mundo enxergado por quem tem transtorno mental, como "ele" é visto pelos outros, a  dor da ausência física de pai, mãe...
Enfim, as dificuldades da vida, que resume: a vida continua... (página 190)
Excelente livro.



segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Um pouco sobre Kaled Hosseini



Khaled Hosseini
Com quase 4 milhões de cópias vendidas no Brasil, Khaled Hosseini é um dos romancistas mais lidos de todo o mundo. Nasceu em Cabul, filho de uma professora e um diplomata e, por isso, mudou-se muitas vezes para outros países quando criança. Até que, em 1980, quando a família preparava-se para retornar à vida na capital do Afeganistão, o país sofreu um golpe de Estado e Khaled foi obrigado ao exílio nos Estados Unidos, onde vive até hoje. Autor dos best-sellers O caçador de pipas, cuja edição comemorativa a Globo Livros também publica em maio, e A cidade do Sol, Khaled tem seus livros editados em mais de 70 países. Foi nomeado Representante Voluntário do Alto Comissariado de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR), a Agência de Refugiados da ONU, em 2006. Inspirado por uma viagem que fez ao Afeganistão com o órgão, Hosseini criou a Fundação Khaled Hosseini (www.khaledhosseinifoundation.org/), uma instituição sem fins lucrativos que oferece assistência humanitária aos afegãos.
extraído do site

http://globolivros.globo.com/autores/khaled-hosseini

Foto extraída do Google


A Maldição do Espelho - Agatha Christie



Resenha


Agatha Christie surpreende tanto....
A maneira de moldar os personagens, o viés psicológico, o estudo da sociedade são eternos. Uma atriz famosa de cinema Marina Gregg e seu marido Jason Rudd compraram e reformaram a mansão Gossington Hall do vilarejo St. Mary Mead. Neste local é organizado um evento beneficente que atrai vários moradores, admiradores e a imprensa. A vida da atriz é muito conturbada, vários casamentos, adoção de três crianças, internação em sanatório, um filho nascido com doença mental grave, muitas confusões da sua vida são estampadas em revistas e jornais.
Parece estranho, mas uma convidada morre com dosagem de remédio na bebida (um assassinato). Será que o assassino apanhou a vítima errada? A atriz corre perigo? Miss Marple, já muito idosa, com este crime fica revigorada para identificar o autor junto do inspetor Craddock.
Uau! Teremos mais dois assassinatos e o final é realmente uma reviravolta...
Livro para ler imediatamente.



domingo, 9 de setembro de 2018

Nihonjin - Oscar Nakasato



Resenha


O livro conta a imigração japonesa narrada por um descendente. As tradições japonesas. A difícil adaptação no Brasil. Trabalhavam na lavoura de café, concentrados mais em São Paulo. Depois, muitos  conseguiram ter lojas. Como era tratado de traidor aquele descendente de japonês que afirmavam que o Japão perdera a segunda Guerra Mundial por outros japoneses vivendo no Brasil.. Enfim, é muito difícil a vida de adaptação de imigrantes. Às vezes, ocorre viver em "casulo" evitando o máximo da cultura do país em que vivem. No Brasil, no início do século XXI ocorre a inversão  os filhos e netos de japoneses retornarem ao Japão em trabalhos exaustivos em fábricas para guardarem economias e retornarem ao Brasil de forma economicamente favorável.
É difícil extrair as raízes, mas o que é importante é tentar viver o melhor possível  e ser feliz.
Entender o diferente, respeitar o outro, ser tolerante e não subjugar...
Livro para compreender melhor o Brasil e o Japão.



Rumo ao Sul - Silas House



Resenha



Este livro chegou pela Tag inéditos (clube de livros), no qual sou assinantes. Portanto, a escolha para mim foi aleatória. O autor é americano. Asher é pastor de uma cidade do interior casado com Lydia e tem um filho de nove anos, Justin. A sogra dele é Zelda, uma pessoa que Asher a amava.  Após dois dias chovendo, os rios transbordaram e houve mortes, destruição de casas. O cão da família Rascoe desapareceu, houve tentativas de encontrá-lo mais infelizmente tinha desaparecido. Justin sumiu, por momentos, a procura do seu cão amigo. Há um estrondo e Asher consegue com cordas trazer para sua casa, após a enxurrada  uma adolescente (Rosalee), Caleb Carey, um dos diáconos da igreja, Justin e um casal homossexual Jimmy e Stven. O casal tinha perdido sua casa, mas Steven conseguiu socorrer Justin, e salvando Caleb e Rosalee.
Asher deu roupas limpas para Jimmy e Steven. Asher dariam abrigo e alimentação, mas sua esposa Lydia falava que eles deveriam ir embora e que não poderiam se aproximar da criança, Justin. Jimmy e Steven, mas eles saíram, porque poderiam ficar onde não são desejados.
Esta manifestação de Lydia trouxe mais abalo no relacionamento conjugal. Como não socorrer dois homens somente por eles terem orientação sexual diferente?
Nesta dúvida, Asher lembrava que julgou e afastou seu irmão Luke, gay, e se culpava por isso. Seria então tal comportamento um resgate emocional?
Jimmy e Steven compareceram a missa na Igreja da qual Asher é pastor, num Domingo, a presença deles faziam os demais se afastarem e o culto foi diferente (não participativo) e Asher tentou fazer um sermão para exortar de que único a julgar é Deus, mas o coração deles estavam distante destas palavras, pelo contrário, queriam que Asher não permitissem a entrada deles na Igreja, todavia ele se negou. Foi afastado da Igreja. No entanto, ao se despedir de todos da Igreja fez o uso das palavras, no qual explicou o afastamento de Luke, seu irmão, por ser homossexual e houve uma gravação de celular em vídeo que viralizou na internet.
Asher sai de casa, começa a trabalhar numa mercearia, mora num trailer. Nisto sua esposa pede o divórcio e pede a guarda exclusiva do filho Justin. Na audiência, a mulher consegue o  seu pleito. Asher fica transtornado, "sequestra o filho" e foge rumo Southernmost, praia de Key West, Flórida, onde moraria Luke. Muita acontecimentos irão ocorrer....
O livro traz holofotes sobre dogmas religiosos, pecado, intolerância, desrespeito, culpas, mudanças interiores, Deus, leis, liberdade, respeito, contradições humanas, redenção....
Livro imperdível.



sábado, 8 de setembro de 2018

O caçador de pipas - Khaled Hosseini


Resenha



Eu li primeiro a Cidade do Sol, no qual duas mulheres sofrem os crimes bárbaros pelo esposo afegão. Então, acabei de ler o primeiro o livro O caçador de pipas do autor Khaled Hosseini um best seller, no qual foi amplamente reconhecido mundialmente.
O livro um romance ficcional tem como voz narrativa Ali no lapso temporal da infância até se tornar adulto e casado.
Ele nasceu no Afeganistão (pashtun) e seu pai era um comerciante rico em Cabul. Estudava, tinha tudo, lia muito e brincava com seu "amigo"/ empregado Hassan. Hassan não estudava por ser um hezara, uma etnia baixa, no entanto, tinha um bom coração, generoso, corajoso e leal.
O traço comum entre os dois meninos?
A mãe de Ali morreu após o parto, enquanto a mãe de Hassan, logo após o parto, viu o filho com lábio leporino e fugiu do lar. Era uma mulher bonita e tinha um desejo de liberdade sexual (Saanauber). O pai de Hassan tinha sequelas da poliomielite na perna, portanto andava com dificuldade, claudicante, e tal aparência era motivo de chacota. Mas, trabalhava muito na residência do pai de Ali.
O pai de Ali dava sempre presente de aniversário a Hassam, sendo, que um presente foi à correção do lábio leporino por um cirurgião.
Hassan era excelente com o uso de estilingue e foi com estilingue que evitou que Ali apanhasse de Assef ( o lider, usava soco inglês) e dois amigos: Walil e Kamal. No entanto, o líder deixou passar esta vez com medo de ser ferido gravemente, mas havia jurado revanche.
As crianças de Cabul no início do inverno soltavam pipas e com elas no céu travavam uma grande disputa nos céus e Hassam ganhou o evento. A última pipa de cor azul foi cortada por Ali e Hassam corria para resgatar o troféu e oferecer a Ali. Nesta ida, foi apanhado pelo trio de garotos que agrediram fisicamente e abusaram sexualmente dele. O pior que Ali chegou a ver tal abuso e nada fez....
E mais se afastou Hassam e colocou um relógio e dinheiro nas coisas de Hassam para desmoralizá-lo e com isso fosse ele o pai embora de sua casa.
Tais atitudes nefastas eram para apagar a sua covardia.
Embora o pai de Ali perdoasse Hassam - o pai e o filho foram embora da casa.
Quando Cabul estava ficando muito perigoso, o pai e o filho Ali foram para os EUA. O pai trabalhou num posto de gasolina e o filho estudava.
O pai veio a falecer e Ali casou com Soraya Taheri. Ali já era escritor e vendia bem os seus livros. Tinha 38 anos.
Nesta vida tranquila, foi chamado pelo amigo de seu pai, Rahim Khan, que estava muito doente no Paquistão. Nesta visita Rahim Khan pede que ele resgate de Cabul um órfão  Sohrab, filho de Hassam e Farzana mortos por assassinos do Talibã.
E mais, Hassam é filho do pai de Ali( seu meio irmão por parte de pai).
Será que Ali irá à Cabul?
Será que resgatará as faltas do passado.
O livro traz novamente a questão da diferença de tratamento do filho bastardo e a distinção de etnia.
A reflexão é como se podem diferenciar filhos ou trazer desigualdades em seres humanos?



sexta-feira, 7 de setembro de 2018

A cidade do Sol - Khaled Hosseini



Resenha


Os livros sobre o país Afeganistão são de uma profunda amargura pelo domínio de trocas de donos das guerras, portanto, afligem uma população com a destruição de cidades, bomas explodindo em todo canto, falta de alimentos, corrupção, um sistema patriarcal entrelaçado com uma interpretação do Alcorão variável até os Talibãs.
Mas neste contexto, as mulheres sempre foram "coisas" dos homens.
Neste romance, temos Laila uma moça "moderna", estudante de pai professor universitário e apaixonada por Tariq e Mariam, filha bastarda (um caso com a empregada), de um empresário rico com três esposas. As visitas do pai faziam Mariam sonhar, no entanto, quando foi procurá-lo, ficou dormindo ao relento e ao voltar para sua aldeia sua mãe suicidara por meio de enforcamento. Mariam passa a residir com o pai e a família dele, por poucos dias e com 15 anos é oferecida para casar com um sapateiro de Cabul, Rashid.
Qual é o entrelaçamento da vida destas mulheres?
Rashid casará com Mariam  e depois de 18 anos, terá como segunda esposa Laila (que perdeu a família por causa de um bomba e foi ferida), que se casa aos 14 anos.
Mariam teve vários abortos e era uma empregada, escrava sexual de Rashid, além de ser "a coisa" para requintes de tortura.
Nesta desventura as duas terão no final um relacionamento de mãe e filha, bem como, haverá muito sofrimento na vida destas mulheres.
O livro é importante para refletir sempre a posição da mulher no mundo, como é relevante a mulher estudar, ter trabalho, ter sua independência...
O caminho da conquista é o estudo - acesso à educação.
Vamos ouvir a nossa voz?



quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Nêmesis - Agatha Christie



Resenha


Agatha Christie surpreende em cada romance. Não tem cadáver no início, no meio.... Que livro é este e será que existe ou existirá algum crime?
Assim é este romance ...
 Miss Jane Marple uma idosa, perspicaz tem uma quantia deixada por um homem rico, em testamento, mas condicionada  a descobrir a verdade de um crime. E o resto: quando? como? lugar? ficarão na missão.
Que missão!!!!!
Então, teremos dois assassinatos (dez anos), um assassinato recente e um suicídio....
Nossa!
Vamos ler?



terça-feira, 4 de setembro de 2018

O sol também se levanta _ Ernest Hemingway



Resenha

O Livro foi escrito em 1926 pelo escritor Ernest Hemingway. O personagem Jacks Barnnes conta a vida de seus amigos: Robert Cohn, Bill, entre outros. Todos tem Paris como porto. No entanto, fazem viagens constantes e vivem a beber e terem os prazeres da vida.
Ele tem um uma relação amorosa complicada com Brett. Ela é não é presa por convenções e seus relacionamentos são fugazes, mas marcam de forma indelével seus companheiros de amor.
Brett a ama e sempre a ajuda, quando ela precisa de seu apoio. Não a recrimina.
Jacks faz uma viagem com Bill à Espanha para pescar trutas, conhecer as touradas de forma intensa. Lá encontra  com Robert Cohn, Brett, seu noivo Michael.
Brett fica apaixonada pelo toureiro de 19 anos, belo, Pedro Romero. Esta paixão traz dissabores para Cohn, Michel e Jacks.
A vida deles é intensa socialmente, parece que eles vivam o máximo por dia...

Ensaio sobre a cegueira de José Saramago




Resenha

O livro é sobre uma epidemia de cegueira, que acomete, o primeira vítima um homem que conduzia um automóvel e para do semáforo e fica cego. A cegueira tem como peculiaridade uma névoa branca.
Não existem nomes os personagens e sim, características ou cargos.
Mas, uma coisa é certa logo o médico que atendeu o homem, todos do consultório estão cegos.
À medida que mais contaminados surgem o O Governo "mantem em quarentena" as pessoas sem qualquer condições de limpeza, assepsia, apenas um controle selvagem de manter afastados da coletividade.
Por uma questão especial e inexplicada é preservada a prisão da esposa do médico, que mentirá, para ficar com o marido em tal lugar inóspito.
Neste albergue, os cegos também aterrorizam os demais, roubam, estupram são desumanos, mesmo estando nas mesmas condições.
Quando conseguem fugir encontram a cidade praticamente deserta, sem água potável, luz, e a visão da esposa do médico continuará a salvar a todos.
A cegueira irracional existe inobstante haver a possibilidade de enxergar. É uma questão que transpassa o egoísmo e chega na solidariedade e aos sentimentos mais profundos.




Um pouco sobre José Saramago

"
José de Sousa Saramago  (Azinhaga, Golegã, 16 de novembro de 1922 — Tías, Lanzarote, 18 de junho de 2010) foi um escritor português. Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prêmio Camões,[2] o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.[3] A 24 de Agosto de 1985 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e a 3 de Dezembro de 1998 foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem, uma honra geralmente reservada apenas a Chefes de Estado.[4]

O seu livro Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil, Uruguai e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Fiel Jardineiro e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha. Também foi adaptado para o cinema o livro O Homem Duplicado, no filme de 2014 dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Jake Gyllenhaal.

O Memorial do Convento foi adaptado num ópera de Azio Corghi, Blimunda, criada na Scala de Milão em 1990

Nasceu em Golegã, Azinhaga, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi director-adjunto do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado, em segundas núpcias, com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

A 29 de Junho de 2007 constitui a Fundação José Saramago para a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas do meio ambiente.[5] Em 2012 a Fundação José Saramago abre as suas portas ao público na Casa dos Bicos em Lisboa, presidida pela sua esposa Pilar del Río."
Romances
Terra do Pecado, 1947
Manual de Pintura e Caligrafia, 1977
Levantado do Chão, 1980
Memorial do Convento, 1982
O Ano da Morte de Ricardo Reis, 1984
A Jangada de Pedra, 1986
História do Cerco de Lisboa, 1989
O Evangelho Segundo Jesus Cristo, 1991
Ensaio Sobre a Cegueira, 1995
Todos os Nomes, 1997
A Caverna, 2000
O Homem Duplicado, 2002
Ensaio Sobre a Lucidez, 2004
As Intermitências da Morte, 2005
A Viagem do Elefante, 2008
Caim, 2009
Claraboia, 2011
Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas, 2014
Foto do Google


segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Gritos no Silêncio - Angela Marsons



Resenha


Livro policial com argumento muito bom, narrativa envolvente, fuidez, portanto excelente romance.
A detetive Kim Steve tem uma série de assassinatos, que tem algo em comum no passado de dez anos...
O passado atormenta em assassinatos.
Mas, neste passado têm três adolescentes mortas e estupradas enterradas em um terreno praticamente abandonado, que será de interesse arqueológico. Então, neste terreno não teremos fóssil, moedas antigas, mas ossadas humanas... Nossa!!!!!
Pura adrenalina.
Vale a pena ler.


domingo, 2 de setembro de 2018

Para Poder Viver - Yeomi Parker



O Estado tem o fim de gerir a vida das pessoas, não se esquecendo dos preceitos básicos: alimentação, saúde, liberdade, educação... Mas, muitas vezes, este caminho é tortuoso existe um ditador, alto grau de corrupção, falta de liberdade, guerras.....
Yeomi, adolescente de 13 anos, foge do seu país pela falta comida, da dignidade e para isso cai na cilada de tráfico de mulheres para China com sua mãe, é estuprada como sua mãe, até chegar a Coréia do Sul e novos desafios para refugiados.
Outra voz para gritar os horrores em seu país e estende-se a uma cadeia retroalimentada a d violências contra mulher e crimes contra a humanidade.
Entendo que tais livros são importantes para enxergamos muito além às questões mundiais.
Livro essencial.


Um pouco sobre Jorge Amado


Jorge Leal Amado de Faria ou apenas Jorge Amado (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX - ideologia presente em várias obras, como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães da Areia, de 1937. Em 1995, já descrente dos resultados práticos do comunismo, deixa o PCB (Partido Comunista Brasileiro), despejando fortes críticas à ideologia comunista.

Jorge é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Verdadeiros sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra foram criações suas. A obra literária de Jorge Amado – 49 livros, ao todo – também já foi tema de escolas de samba por todo o País. Seus livros foram traduzidos em 80 países, em 49 idiomas, bem como em braille e em fitas gravadas para cegos.

Jorge foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho. Mas em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil. Em 1994, a sua obra foi reconhecida com o Prémio Camões.


extraído do site https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Amado

Foto do Google