sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Discursos de Lincoln


Resenha

A Guerra de Secessão (Guerra Civil) foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De um lado ficaram os estados do Sul (Confederados) contra os estados do Norte (União).
Os estados do Sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do Norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito. Houve em torno de 600 mil mortes. A escravidão foi abolida, no entanto, não existiu programa para reinserção, os negros foram marginalizados.
Fonte https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_de_secessao.htm
O presidente Abraham Lincoln do Partido Republicano conduziu a Guerra Civil Norte-Americana; evitando a separação em dois blocos o país dos EUA.  Aboliu a escravidão, em 1 de Janeiro de 1863. Foi reeleito em 1864, no entanto, foi  assassinado por um ator simpático as causas do sul em 14/04/1865.
Após esta introdução, os discursos de Lincoln demonstram a preocupação da união dos Estados dos Federados, de que os cidadãos obedecessem às leis e com a abolição da escravatura. São poucas páginas que mostram a capacidade e inteligência de um homem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário