sábado, 8 de setembro de 2018

O caçador de pipas - Khaled Hosseini


Resenha



Eu li primeiro a Cidade do Sol, no qual duas mulheres sofrem os crimes bárbaros pelo esposo afegão. Então, acabei de ler o primeiro o livro O caçador de pipas do autor Khaled Hosseini um best seller, no qual foi amplamente reconhecido mundialmente.
O livro um romance ficcional tem como voz narrativa Ali no lapso temporal da infância até se tornar adulto e casado.
Ele nasceu no Afeganistão (pashtun) e seu pai era um comerciante rico em Cabul. Estudava, tinha tudo, lia muito e brincava com seu "amigo"/ empregado Hassan. Hassan não estudava por ser um hezara, uma etnia baixa, no entanto, tinha um bom coração, generoso, corajoso e leal.
O traço comum entre os dois meninos?
A mãe de Ali morreu após o parto, enquanto a mãe de Hassan, logo após o parto, viu o filho com lábio leporino e fugiu do lar. Era uma mulher bonita e tinha um desejo de liberdade sexual (Saanauber). O pai de Hassan tinha sequelas da poliomielite na perna, portanto andava com dificuldade, claudicante, e tal aparência era motivo de chacota. Mas, trabalhava muito na residência do pai de Ali.
O pai de Ali dava sempre presente de aniversário a Hassam, sendo, que um presente foi à correção do lábio leporino por um cirurgião.
Hassan era excelente com o uso de estilingue e foi com estilingue que evitou que Ali apanhasse de Assef ( o lider, usava soco inglês) e dois amigos: Walil e Kamal. No entanto, o líder deixou passar esta vez com medo de ser ferido gravemente, mas havia jurado revanche.
As crianças de Cabul no início do inverno soltavam pipas e com elas no céu travavam uma grande disputa nos céus e Hassam ganhou o evento. A última pipa de cor azul foi cortada por Ali e Hassam corria para resgatar o troféu e oferecer a Ali. Nesta ida, foi apanhado pelo trio de garotos que agrediram fisicamente e abusaram sexualmente dele. O pior que Ali chegou a ver tal abuso e nada fez....
E mais se afastou Hassam e colocou um relógio e dinheiro nas coisas de Hassam para desmoralizá-lo e com isso fosse ele o pai embora de sua casa.
Tais atitudes nefastas eram para apagar a sua covardia.
Embora o pai de Ali perdoasse Hassam - o pai e o filho foram embora da casa.
Quando Cabul estava ficando muito perigoso, o pai e o filho Ali foram para os EUA. O pai trabalhou num posto de gasolina e o filho estudava.
O pai veio a falecer e Ali casou com Soraya Taheri. Ali já era escritor e vendia bem os seus livros. Tinha 38 anos.
Nesta vida tranquila, foi chamado pelo amigo de seu pai, Rahim Khan, que estava muito doente no Paquistão. Nesta visita Rahim Khan pede que ele resgate de Cabul um órfão  Sohrab, filho de Hassam e Farzana mortos por assassinos do Talibã.
E mais, Hassam é filho do pai de Ali( seu meio irmão por parte de pai).
Será que Ali irá à Cabul?
Será que resgatará as faltas do passado.
O livro traz novamente a questão da diferença de tratamento do filho bastardo e a distinção de etnia.
A reflexão é como se podem diferenciar filhos ou trazer desigualdades em seres humanos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário